terça-feira, 23 de agosto de 2011

Waking Life - 2001


Sinopse: Após não conseguir acordar de um sonho, um jovem passa a encontrar pessoas da vida real em seu mundo imaginário, com quem têm longas conversas sobre os vários estados da consciência humana e discussões filosóficas e religiosas.
Via TORRENT  - AVI - LEGENDADO
OU RMVB 2001
DADOS DO ARQUIVO
Diretor: Richard Linklater
Áudio: Inglês
Legendas: Português
Duração: 99 min.
Qualidade: DVDRip
Tamanho: 380 MB
Servidor: 4shared (4 partes)

LINKS
Parte 1
Parte 2
Parte 3
Parte 4



SOBRE O FILME 

“Waking Life” foi dirigido por Richard Linklater. Também diretor de “Antes do Amanhecer”, Antes do Pôr-do-Sol”, 
Eu preciso falar sobre “Waking Life”, este filme muito mais do que extraordinário. Por sorte, consegui revê-lo dia desses e notei algo que me deixou extasiado (se bem que esse algo não tem a ver diretamente com a qualidade do filme… fique por último, pois).
Um tratamento especial foi dado às filmagens, transformando-as em desenho. Então, a película é um desenho filmado. Vocês verão algo como isso em breve, em um filme que será interpretado pelo matador-de-demônios Keanu Reeves.
“Waking Life” é pura Psicologia e Filosofia. A história é mais ou menos centrada em um garoto que está sonhando e começa a confundir os momentos de vigília com seus sonhos… Na real, não é muito possível saber se em algum momento ele está acordado… e em que momentos ele está sonhando. Qualquer certeza é mera suposição. Entre um sonho (?) e outro, o garoto entra em contato com pensadores, que dissertam sobre diferentes teorias. Fala-se de existencialismo, neurociência, inconsciente, determinismo, e por aí afora.
O diretor fez um trabalho de pesquisa intenso para produzir o filme. As dissertações estão condensadas, claro, mas são muito bem expostas e muito, mas muito interessantes mesmo. Não é possível comparar com o fraquíssimo “Quem somos nós?”, nem com o bacanex “O ponto de mutação”. “Waking life” é bem mais inteligente e divertido, meus amigos.
Assistam e babem (se você gostar de Psicologia, Física, Filosofia e críticas ao mundo tosco em que vivemos).
O ponto que me surpreendeu desta última vez foi encontrar dois dos meus personagens favoritos: Jesse e Celine. Eles estão nos filmes “Antes do Amanhecer” e “Antes do Pôr-do-Sol”. Em “Waking Life” aparecem em uma cena só, que parece mais um sonho do que uma vigília, mas aparecem sob a circustância que muitos fãs do “Antes do Amanhecer” gostariam de ver. Vou contar um pouco sobre os filmes. Talvez seja melhor você parar de ler aqui.
Em “Antes do Amanhecer”, Jesse e Celine se conhecem, apaixonam-se, vivem um dia absolutamente perfeito, mas têm que se despedir logo em seguida. No final do filme, eles combinam um reencontro… e o filme acaba, sem você saber o que acontece… Muitos anos depois, ambos retornam em “Antes do Pôr-do-Sol” e se reencontram “por acaso”. O final do filme é misterioroso como o primeiro, mas deixa entender que eles ficaram juntos. Ambos os filmes são lindos, cheios de diálogos muito bem bolados e locações belíssimas de cidades européias. Dois dos meus filmes preferidos, sem dúvida.
“Waking Life” foi lançado em 2001, depois de “…Amanhecer” e antes do “…Pôr-do-Sol”. Neste período, a produção de “…Pôr-do-Sol” já havia começado. Julie Delpy e Ethan Hawke fazem aquela pontinha esperta em “Waking Life”, talvez para deixar os fãs com água na boca.
Em “Waking Life” aparecem, como eu já disse, em uma cena só. Ambos estão na cama, depois de terem acordado e comentam alguma coisinha filosófica bacanex. Eles próprios levantam a possibilidade de aquilo ser um sonho. Agora, vejam a genialidade disso! Ambos combinam de se encontrar (em “…Amanhecer”), não se sabe o que acontece, e no “Waking Life” eles aparecem provavelmente “sonhando” que estão juntos! Dios mio! Muito sensacional!
A pergunta de ouro é: quem estava sonhando? Jesse? Celine? Ambos? Ou… o garoto do “Waking Life” que não sabe quando está acordado… e que pode ser um fã do “Antes do Amanhecer”…?
Caraca, véio!
Nem vou falar mais nada!
http://faggiani.wordpress.com/2006/04/19/waking-life/
TEXTO 
VEJA TAMBÉM-

 
LINKS NO TEXTO 

Nenhum comentário:

Postar um comentário