quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Documentário - Doutrina do Choque - 2009


"A Doutrina do Choque" exibe em Berlim "capitalismo de desastre"

Título Original: The Shock Doctrine
Gênero: Doc/ Política/ Controle das Massas
Tempo de Duração: 78 min
Ano de Lançamento: 2009
Qualidade: DVDRip
Formato: AVI XviD
Áudio: Inglês
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Tamanho: 788
Texto extraído 

Imagens da posse do presidente dos EUA, Barack Obama, no último dia 20, estão no novo filme do diretor britânico Michael Winterbottom ("O Caminho para Guantánamo"), codirigido por Mat Whitecross.
O documentário "A Doutrina do Choque", exibido ontem no Festival de Berlim, prega resistência (à teoria da desregulação do mercado personificada pelo economista Milton Friedman) e ação popular, por outro "new deal", que remodele a economia mundial.
O paralelo entre Obama e Franklin Roosevelt, o presidente americano que atravessou a Grande Depressão nos anos 1930, é feito pela jornalista Naomi Klein, em cujo livro ("A Doutrina do Choque: A Ascensão do Capitalismo de Desastre") o filme se baseia.
Winterbottom disse que aceitou o convite de Klein por achar o livro "muito potente" e ver nele "a oportunidade de falar desses acontecimentos de uma perspectiva particular".
Com numerosas imagens de arquivo, "A Doutrina do Choque" se propõe a traçar um painel da implementação das ideias de Friedman e seu grupo de colaboradores na universidade, os "meninos de Chicago", em distintas partes do mundo, a começar pela América Latina.
O golpe que depôs e matou Salvador Allende no Chile é citado como primeiro exemplo de que o "incontrolável cassino capitalista" resultante das teorias de Friedman requereu regimes totalitários para se estabelecer fora dos EUA.
"No mundo anglofônico [EUA e Reino Unido]", as guerras, a começar pela das Malvinas (1982), sob o comando de Margareth Thatcher, foram o elemento impulsionador da economia de livre mercado, sustenta o filme.
Klein participa do longa entrevistando pessoas e em extratos de palestras que profere, com a intenção por ela declarada de impedir que a "memória coletiva" se deixe tomar por uma enviesada versão da história do tempo corrente.
"A Doutrina do Choque" compara as vítimas civis da Guerra do Iraque com os desaparecidos durante a ditadura argentina (1976-83), igualando-os à condição de "pessoas que se opuseram" ao regime econômico que se tentou impor em seus respectivos países.
A estranhar no filme é sua trilha sonora pouco inventiva, considerando que Whitecross prepara agora um documentário sobre a banda Coldplay. Ecoando o chamado de Klein pelo engajamento popular, Whitecross disse, ontem: "O fato de Obama estar na presidência não significa que as coisas vão ficar melhores ou piores. Cabe às pessoas pressionarem a administração dele". 




Nenhum comentário:

Postar um comentário