terça-feira, 16 de agosto de 2011

Cangaceiros e Fanáticos - Rui Facó.


Cangaceiros e Fanáticos - Rui Facó.



Cangaceiros e Fanáticos - Rui Facó.
Considerada como um marco inicial na literatura histórica e sociológica, esta interpretação exata conduz a uma análise honesta das verdadeiras causas do cangaço e do fanatismo.
Fragmento do Prólogo do livro:"Tem-se exagerado indevidamente — e esta é uma das teses deste livro — o fundo místico dos movimentos das massas sertanejas como foram Canudos, Juazeiro, o Contestado e um sem-número de episódios semelhantes, mais restritos, que eclodiram em diferentes pontos do Brasil. Não negamos a existência do fenômeno, uma espécie de misticismo, de mes¬sianismo não-cristão, embora formalmente influenciado pelo cristianismo. O que discutimos é a sua essência, a eclosão e e motivação das lutas no falso pressuposto de que elas têm no misticismo ou messianismo sua origem e seu fim.
Acreditamos, ao contrário, que os fenômenos de misticismo ou messianismo, que se convencionou chamar de fanatismo, disseminados pelos sertões em nosso passado ainda recente, têm um fundo perfeitamente material e servem apenas de cobertura a esse fundo. É a sua exteriorização. Em populações submetidas à mais ignominiosa exploração e mergulhadas no mais completo atraso, sob todos os aspectos, a razão estava obscurecida e transbordavam os sentimentos em estado de superexcitação. A própria Natureza inclemente, e contra a qual não tinham meios para lutar, favorecia essa exacerbação de sentimentos. E, como dizia Feuerback, o sentimento é o órgão essencial da religião. Ao elaborarem variantes do cristianismo, as populações oprimidas do sertão separavam-se ideologicamente das classes e grupos que as dominavam, procurando suas próprias vias de libertação. As classes dominantes, por sua vez, tentando justificar o seu esmagamento pelas armas — e o fizeram sempre — apresentavam-nos como fanáticos, isto é, insubmissos religiosos extremados e agressivos."
Este livro de Rui Faço, cuja primeira edição foi publicada poucas semanas após seu lastimável e prematuro falecimento, num desastre de avião, é contribuição importante ao estudo objetivo da realidade brasileira, e concorrerá para solucionarmos seus problemas crônicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário