terça-feira, 2 de agosto de 2011

10) - O amor - História da Filosofia em 40 Filmes

Últimas postagens da série, História da Filosofia em 40 Filmes. Como já foi dito os filmes não são de fato uma história do pensamento ocidental. O palestrantes desse projeto é que através de suas falas irão utilizar esses vários filmes para discutirem problemáticas diversas que tem afligindo  recorrentemente o gênero humano e como foi pensado por diversos filósofos ao longo da história  >> O amor, a guerra, a arte, os problemas nacionais, a técnica, etc. Tudo isso é discutido. Os filmes por si só já valem ser assistidos, esperem que tirem o máximo de proveito deles. Abraço!

A Felicidade Não se Compra
download filme a felicidade não se compra

A felicidade não se compra (It's a Wonderful Life) é um filme estadunidense dirigido por Frank Capra em 1946. É considerado um clássico natalino de Frank Capra.
É a história de um espírito desencarnado, candidato a anjo que, para ganhar suas asas, recebeu a missão de ajudar um valoroso empresário que, em virtude de grave problema financeiro, provocado por desonesto banqueiro, tinha a intenção de se suicidar.
O aspirante a anjo foi encontrá-lo na véspera do Natal, à noite, prestes a saltar de uma ponte nas águas geladas que corriam embaixo. Fazendo-se visível e identificando-se, falou de sua missão e, sem nenhuma pretensão de demovê-lo da idéia, comentou que seria um desperdício, porque ele vinha sendo importante para muita gente. Ante o ceticismo de seu protegido, que se sentia um fracassado, o amigo espiritual mostrou-lhe varias situações que teriam acontecido se não fosse sua interferência. A morte do irmão, a tristeza da esposa, a situação lastimável de sua cidade entre outras.


Tamanho: 775 Mb
Formato: MP4
Idioma: Inglês
Legenda: Português



Parte única


ANO PASSADO EM MARIENBAD - 1961 - ALAIN RESNAIS

ANO PASSADO EM MARIENBAD
ALAIN RESNAIS
1961




SINOPSE:
Num luxuoso e enorme hotel , um estranho quer convencer uma mulher casada para fugirem juntos. Entretanto parece díficil ela se lembrar que tiveram um caso ( ou não tiveram ) no último ano, em Marienbad.


O FILME:
É um filme de Alain Resnais, de 1961 com roteiro de Allan-Robbe Grillet, trata da ruptura da memória provocada pela morte. Num luxuoso e enorme palácio, transformado em hotel ,entre corredores, salões dourados e estátuas, um estranho tenta convencer uma mulher casada a fugirem juntos. Ele diz conhecê-la. Diz que foram amantes. Entretando parece díficil feze-la lembrar de que tiveram um relacionamento (ou que não tiveram) no ano pasado, em Marienbad.


Seria muito simples, se a narração obedecesse à sequência dos fatos, uma ordem cronolódica e houvesse nomes de personagens, mas este filme absolutamente maravilhoso em todos os detalhes revolucionou a linguagem cinematográfica e criou as bases para uma nova Sétima Arte, gerando soluções e recursos mais tarde aproveitados por todos os grandes cineastas como Stanley Kubrick, Roman Polanski, e o mais recente Joe Wright (Orgulho e Preconceito)


A ruptura da memória é provocada pelo assassinato do marido traído que atinge a mulher que se apaixona por outro. Ela é eliminada exatemente quando decide fugir com o amante, depois de voltar atrás de uma decisão: tinha proposto ficar um ano longe dele, uma espécie de teste, para ver se o caso era para valer, se o amnte estva realmente apaixonado por ela. Mas foi convencida a fazer as malas e deixar o marido, que praticava tiro e não permitiu a desonra.


Marienbad é narrado pelo amante que tenta lembrar a mulher do acordo que fez um ano antes, o de ficar um ano separados para que as coisas se resolvessem. Ela, fantasma, que vaga pelos cenários da morte, não lembra de nada é pede que o deixe em paz, mas ele a persegue e a atormenta com as lembranças, exigindo que reencontre aquele momento em que poderiam fugir juntos, talvez para que fosse possível a fuga inspirada pelo amor.


O hotel/castelo visto à noite no plano final, sem vegetação, só granito e pedra, é a representação de uma tumba. Lá está enterrada a mulher que ousou amar e fugir de um casamento estéril. E jaz uma elite que treina o tiro, enquanto convive de maneira impassível, indiferente e criminosa, isolada do resto do mundo. A imagem em que todos aparecem imobilizados no jardim, totalmente fundada no pintor Italiano De Chirico, expressa essa classe social morta.


A memória fragmentada, precária, escassa, rodeando um sentimento, uma promessa, as dúvidas, levam a vanguarda do pensamento e da criação para os mais altos níveis da expressão artística. Houve o desenlace, o crime, e a mulher vaga, morta, pelos corredores e quartos.


O deslumbre visual, a complexa trama , a qualidade poética do texto, as situações de conflito ( como a do jogo, em que o marido traído sempre ganha), a presença de personagens que não possuem fala, mas ocupam a tela com a força das histórias inesquecíveis, fazem de Marienbad um filme de Mestre que deve ser visto e revisto sempre.


ELENCO:
Dalphine Seyrig
Giorgio Albertazzi
Sacha Pitoff
Françoise Bertin
Luce-Garcia Ville
Françoise Spira
Karin Toche-Mittler
Pierre Barbaud


FICHA:


Título Original: L'Anneé Dernière A Marienbad
Gênero: Drama
Duração: 1h 29min
Idioma: Francês


DADOS DO ARQUIVO:


Qualidade: DVDRip
Formato: AVI
Tamanho: 593 MB
Legenda: Português/BR (Embutidas)
Servidor: Megaupload


LINKS PARA DOWNLOAD:


1- http://www.megaupload.com/?d=6E259CZM
2- http://www.megaupload.com/?d=OO8YFS2C
3- http://www.megaupload.com/?d=Y4XCH99M
4- http://www.megaupload.com/?d=9ECQNFUK
5- http://www.megaupload.com/?d=G0F0NB01

(COPIE O LINK E COLE NO NAVEGADOR E DÊ ENTER)
CRÉDITO >>CINE-CULT-CLASSIC


Um Dia Muito Especial (Una Giornata Particolare) 1977 DVDRip










Download de Torrent e Legenda





Roma, 6 de maio de 1938. Benito Mussolini e Adolf Hitler se encontraram para selar a união política que, no ano seguinte, levaria o mundo à 2ª Guerra Mundial. Praticamente toda a população vai ver este acontecimento, inclusive o marido fascista de Antonietta (Sophia Loren), uma solitária dona de casa que conhece acidentalmente Gabriele (Marcello Mastroianni), seu vizinho, quando seu pássaro de estimação foge e ela o encontra pousado na janela do vizinho. Antonietta nunca falara com Gabrielle, que tinha sido demitido recentemente da rádio onde trabalhava por ser homossexual. Ela, por sua vez, era uma esposa infeliz e insegura pelo fato de não ter uma formação profissional. Gradativamente os dois desenvolvem um tipo muito especial de amizade.


Elenco


Sophia Loren (Antonietta)
Marcello Mastroianni (Gabriele)
John Vernon (Emanuele)
Patrizia Basso (Romana)
Tiziano de Perso (Arnaldo)
Maurizio Di Paolantonio (Fabio)


Ficha Técnica

Título original
: Una Giornata Particolare
Gênero
: Drama / Romance
Duração
: 01 hs 45 min
Ano de lançamento
: 1977
Direção: Ettore Scola
Roteiro
: Maurizio Constanzo, Ettore Scola e Ruggero Maccari

Qualidade: DVDRip
Tamanho: 874 Mb
Qtde de mídias: 1




Download de Torrent e Legenda
CRÉDITO >> TORRENT-UP 

TUDO SOBRE MINHA MÃE

Titulo Original: Todo Sobre Mi Madre
Título Traduzido: Tudo Sobre Minha Mãe
Gênero: Drama
Duração: 101 min
Diretor: Pedro Almodóvar
Ano de Lançamento: 1999
Tamanho: 330 MB
Resolução: 640 x 360
Frame Rate: 23 Fps
Formato: RMVB
Qualidade de Audio: 10
Qualidade de Vídeo: 10
Codec do Vídeo: RealVideo
Codec do Áudio: RealAudio
Idioma: Espanhol/Legendado Português
Sinopse do Filme Tudo Sobre Minha Mãe:No dia de seu aniversário, Esteban (Eloy Azorín) ganha de presente da mãe, Manuela (Cecilia Roth), uma ida para ver a nova montagem da peça “Um bonde chamado desejo”, estrelada por Huma Rojo (Marisa Paredes). Após a peça, ao tentar pegar um autográfo de Huma, Esteban é atropelado e termina por falecer. Manuela resolve então ir de encontro ao pai, que vive em Barcelona, para dar-lhe a notícia, quando encontra no caminho o travesti Agrado (Antonia San Juan), a freira Rosa (Penélope Cruz) e a própria Huma Rojo.
Download do Filme Tudo Sobre Minha Mãe
Baixar em Mega Upload

Elenco do Filme Tudo Sobre Minha Mãe
Cecilia Roth (Manuela)
Marisa Paredes (Huma Rojo)
Candela Peña (Nina)
Antonia San Juan (Agrado)
Rosa María Sardá (Mãe de Rosa)
Fernando Fernán Goméz (Pai de Rosa)
Toni Cantó (Lola)
Eloy Azorín (Esteban)
Penélope Cruz (Hermana Rosa)
Fito Paez (Espectador)

Torrent + Legenda em Português-BR | post

Relembrando >>A Caixa Cultural Rio de Janeiro exibe a mostra “A História da Filosofia em Mais 40 Filmes”. Com curadoria de Alexandre Costa e Patrick Pessoa, a mostra coloca  em pauta temas filosóficos fundamentais e promove o diálogo sobre os cineastas – como Bergman, Bertolucci, Hitchcock, Fassbinder, Scola, Resnais, Saura, Fellini, Ozu, Kubrick, Cassavetes, Hirszman e Godard – entre importantes pensadores, entre eles: Platão, Descartes, Kant, Marx, Nietzsche, Benjamin, Heidegger, Sartre e Foucault. A entrada é Catraca Livre.
Ao final da exibição de cada filme, Alexandre Costa e Patrick Pessoa, alternadamente, fazem uma palestra, depois disso abrem espaço para o debate com o público.
Organizada em 10 módulos temáticos, a mostra faz refletir sobre diferentes disciplinas filosóficas, tais como a metafísica, a epistemologia, a ética, a política e a estética. Os módulos são: O Perspectivismo; A (Má) Educação; O Estrangeiro; O Conformista; A Técnica; A Arte; A Guerra; O Velho Oeste; O Brasil; e O Amor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário