segunda-feira, 2 de maio de 2011

Documentário: O Livro do Desasossego – Fernando Pessoa – Série Grandes Livros VIII


“Grandes Livros” é um projeto multi-plataforma de divulgação da literatura portuguesa que envolve uma série de 12 documentários, com 50 minutos cada, narrados por Diogo Infante, ator e diretor do Teatro Nacional D. Mª II.
Visa contribuir para a promoção da leitura das grandes obras da literatura portuguesa junto de todas as faixas etárias de falantes de português. Cada episódio contará com a participação dos principais especialistas na obra e/ou no autor em análise.
desasossego [Documentário] O Livro do Desasossego   Fernando Pessoa   Série Grandes Livros VIII
“Dono do mundo em mim, como de terras que não posso trazer comigo.”
Não adianta, Fernando Pessoa consegue desestruturalizar qualquer alma calma com suas palavras de solidão. Como o próprio Pessoa escreve, esse livro é uma “autobiografia sem factos”. Apesar de assinar o “diário” com o pseudônimo de Bernardo Soares, Fernando Pessoa fala um pouco dele, e também fala sobre o amor, a ilusão, os sonhos, vida, trabalho… Ele deixa o leitor desconfortável com alguns comentários. O que vale muito a pena…
Pessoa cria seu próprio mundo, sem noção de tempo e sem encadeamento narrativo.
Sobre o autor: É considerado um dos maiores poetas de língua portuguesa, e o seu valor é comparado ao de Camões. O crítico literário Harold Bloom considerou-o, ao lado de Pablo Neruda, o mais representativo poeta do século XX. Por ter vivido a maior parte de sua adolescência na África do Sul, a língua inglesa também possui destaque em sua vida, com Pessoa traduzindo, escrevendo, trabalhando e estudando no idioma. Teve uma vida discreta, em que atuou no jornalismo, na publicidade, no comércio e, principalmente, na literatura, onde se desdobrou em várias outras personalidades conhecidas como heterônimos. A figura enigmática em que se tornou movimenta grande parte dos estudos sobre sua vida e obra, além do fato de ser o centro irradiador da heteronímia, auto-denominando o autor um “drama em gente”. Morreu de cólica hepática aos 47 anos na mesma cidade onde nasceu, tendo sua última frase sido escrita na língua inglesa: “I know not what tomorrow will bring… ” (“Eu não sei o que o amanhã trará”).

O Livro do Desasossego – Fernando Pessoa – Série Grandes Livros VIII

Duração: 50 minutos
Idioma: Português de Portugal
Parte 1: Megaupload – Easyshare
Parte 2: Megaupload – Easyshare
Parte 3: Megaupload – Easyshare
Parte 4: Megaupload – Easyshare
Parte 5: Megaupload – Easyshare

Nenhum comentário:

Postar um comentário