COMPARTILHAMENTO DE FILMES, DOCUMENTÁRIOS, LIVROS, DISCOS & FILOSOFIA
Conteúdo
Aristóteles
(12)
ARQUIVOS EM MP3
(15)
Capitalismo
(37)
CHARGES
(5)
COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS
(16)
COMENTÁRIOS
(9)
DAVID HUME
(3)
DELEUZE
(4)
DESCARTES
(8)
DICIONÁRIOS
(7)
DISCOGRAFIAS
(5)
DOCUMENTÁRIOS
(108)
EMIL M. CIORAN
(3)
ENTREVISTAS
(9)
Espinosa
(4)
FILMES
(109)
FILOSOFIA EM 40 FILMES
(10)
FILOSOFIA MEDIEVAL
(11)
Fotos
(1)
GALILEU
(2)
HEGEL
(6)
HISTÓRIA
(86)
HISTÓRIA DA FILOSOFIA
(19)
Homero
(1)
Humor
(6)
JOGOS
(2)
JOHN LOCKE
(3)
KANT
(17)
Karl Marx
(13)
Literatura
(29)
LIVROS DIVERSOS
(126)
LIVROS NIETSZCHE
(8)
LIVROS SANTO AGOSTINHO
(7)
Ludwig Wittgenstein
(1)
Maquiavel
(7)
MATERIAL PEDAGÓGICO
(29)
MAX WEBER
(2)
Michael Foucault
(6)
MITOLOGIA
(12)
MÚSICAS
(17)
NIETSZCHE
(11)
NORBERT ELIAS
(5)
PALESTRAS
(16)
Pedro Abelardo
(2)
PENSAMENTO FILOSÓFICO
(2)
PLATÃO
(14)
POESIA
(14)
PSICANÁLISE
(12)
Quadrinhos
(7)
REVISTAS
(7)
SÃO TOMÁS DE AQUINO
(2)
SCHOPENHAUER
(4)
Séries
(6)
THEODOR ADORNO
(3)
TOMAS HOBBES
(2)
VÍDEOS
(5)
WOODY ALLEN
(2)
you tube
(34)
Pesquisar este blog
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Escola, Trabalho e Ideologia: Marx e a crítica da educação - Mariano F. Enguita
Escola, Trabalho e Ideologia: Marx e a crítica da educação - Mariano F. Enguita
Para o autor, o ensino, no interior desta sociedade, tem cumprido o papel de qualificar a força de trabalho necessária ao atendimento das demandas de produção. Desta forma, a educação caracteriza-se como um processo de qualificação do trabalho em geral, produzindo uma força de trabalho capaz de gerar um valor de troca maior no mesmo tempo utilizado. Segundo Enguita (1993):
(...) Para produzir isso, é necessário consumir-se toda uma quantidade de horas de trabalho vivo, como são as jornadas dos educadores e as dos próprios alunos (na realidade, os anos), assim como de trabalho morto, cristalizado em objetos como os materiais que se empregam no processo educativo, os edifícios, etc.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário