terça-feira, 18 de outubro de 2011

Allan Percy - Nietzsche para estressa 99 doses de filosofia para despertar a mente e combater as preocupações

Picture
O Filósofo alemão Friedrich Nietzsche jamais imaginou que em algum dia suas máximas poderiam virar um manual que reúne 99 delas e seriam feitas para serem aplicadas em várias situações do dia a dia.
No livro "Estressados: 99 Doses de Filosofia para Despertar a Mente e Combater as Preocupações" a sabedoria do alemão é citada como de grande utilidade para se usar na busca soluções para problemas na vida pessoal e profissional.

O livro tem cada um dos seus capítulos iniciado com um aforismo do filósofo que logo é seguido com uma interpretação e desenvolvimento.

- O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes
- Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa
- O reino dos céus é uma condição do coração e não algo que cai na terra ou que surge depois da morte
- Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida
- Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas

"LER OU NÃO LER? EIS A QUESTÃO."
Para responder podemos nos basear na grande máxima do Filósofo:
"Aquilo que não me mata, me deixa mais forte."

Sobre o Autor: Allan Percy é Especialista em Coaching e em literatura de autoajuda e desenvolvimento pessoal.
Abaixo 2 livros para estudantes e apreciadores de filosofia que gostam de alimentar o bom humor.

O livro "Nietzsche para Estressados" vem deixando furiosos vários estudantes e leitores de Nietzsche, pois o mesmo esta sendo usado como auto-ajuda. O mesmo já aconteceu com o livro "Mais Platão, Menos Prozac", que acabou deixando os leitores conservadores furiosos.

Friedrich Nietzsche (1844-1900) foi fortemente influenciado por Schopenhauer (1788 - 1860) e influenciou   Freud (1856-1939), Sartre (1905-1980) e Foucault (1926-1984).

O livro é indicado para quem procura inspiração no pensamento do filósofo mais influente da era moderna para combater as angústias e os medos dos dias de hoje.
O legado de Nietzsche induz à reflexão e oferece uma forma inovadora de superar as dificuldades.

Conheça algumas de suas frases marcantes:

• O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes e não de épocas felizes
• Quem tem uma razão de viver é capaz de suportar qualquer coisa
• O reino dos céus é uma condição do coração e não algo
 que cai na terra ou que surge depois da morte
• Não há razão para buscar o sofrimento, mas, se ele surgir em sua vida, não tenha medo: encare-o de frente e com a cabeça erguida
• Os maiores êxitos não são os que fazem mais ruído e sim nossas horas mais silenciosas

Veja como as máximas de Nietzsche, disponíveis no site da editora Sextante podem ajudar a alcançar o bem-estar:

Nossa honra não é construída por nossa origem, mas por nosso fim
As pessoas mais felizes e realizadas são as que sabem aonde querem chegar e têm metas. Podemos alcançar nossos objetivos de forma mais ou menos eficaz, mas o fato de termos vivido em função de algo acrescenta um valor inestimável à nossa existência.

O homem que imagina ser completamente bom é um idiota
Se a consciência nos torna humanos, a imperfeição também é um traço distintivo de nossa espécie. Passamos mais tempo reparando erros do que construindo coisas de valor. Assumir essa característica da nossa condição nos ajuda a ser humildes e, mais importante, nos faz tomar consciência de quanto ainda precisamos nos aprimorar. Todo fracasso ou erro nos ensina como fazer melhor.

O sucesso sempre foi um grande mentiroso
Muitas pessoas bem-sucedidas costumam dizer que o êxito é um presente envenenado, já que coloca o privilegiado em posição de semideus, achando que estará sempre por cima. Quando a sorte deixa de sorrir para essa pessoa, de uma hora para outra seu mundo vira de cabeça para baixo.

As pessoas nos castigam por nossas virtudes. Só perdoam sinceramente nossos erros
O contrário do amor não é o ódio, mas a indiferença. Quem parece nos detestar nutre, no fundo, uma admiração oculta por nós. A inveja funciona da mesma forma. A fúria do invejoso sempre se direciona para um êxito.

A essência de toda arte bela, de toda arte grandiosa, é a gratidão
Se praticarmos a arte da gratidão, tingiremos nossa lente emocional com boas sensações nas horas de dificuldade. Mesmo em situações de tensão e contrariedade, basta nos deixarmos alimentar pela beleza do mundo para conseguirmos encontrar o equilíbrio que nos permitirá superar as provações mais duras.

Quem não sabe dar nada não sabe sentir nada
Quando sentimos que oferecemos algo ao próximo, de repente tomamos consciência de nosso valor. Ninguém é mais pobre que uma pessoa que não dá nada, pois é na doação que demonstramos nossa riqueza.




Fonte Coleções Nerds

Nenhum comentário:

Postar um comentário