sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Documentários - Civilisation - BBC DVD




"Civilização" é o coroamento da carreira de Lord Kenneth Clark. É uma jornada épica através da cultura Ocidental por 11 países e mais de 16 séculos da arte, arquitetura, filosofia e história na civilização Ocidental.

A carreira de Kenneth Clark começou com uma série de programas feitos para a ITV. Suas primeiras tentativas, como "A Arte é Necessária?" (1958) e "Deve a Pintura Contar Uma História?" (1958), foram baseadas em debates de estúdio. Entretanto, Clark não se conformou com o formato e decidiu que uma apresentação narrada seria uma melhor solução para seu estilo pessoal e o assunto em questão. O resultado foi "Cinco Pintores Revolucionários" (1958), o que modelou o resto da sua carreira na televisão.

O controlador da BBC2, David Attenborough, foi encarregado de introduzir a cor na TV Britânica e necessitava de programas que demonstrassem os benefícios do novo serviço. Uma de suas idéias era fazer uma série sobre as "coisas mais bonitas" do mundo, reunidas de alguma forma contextual por um narrador. A escolha óbvia para o trabalho foi Clark, que refinou o conceito nebuloso de Attenborough adicionando uma clara definição histórica.

As premissas da série, cujo título completo é "Civilização: uma visão pessoal de Kenneth Clark" (1969), são definidas por Clark com uma citação de John Ruskin: "As grandes nações escrevem sua biografia em 3 manuscritos - o livro das suas façanhas, o livro das suas palavras e o livro da sua arte. Nenhum destes livros pode ser entendido a não ser que leiamos os outros dois, mas o único confiável é o último.", e por 13 semanas ele tentou mostrar como 2 mil anos de compulsão criativa moldaram a civilização Ocidental.

O primeiro episódio foi assistido por apenas 1 milhão de telespectadores - um número que parcialmente reflete as poucas casas que podiam receber o novo canal - mas o impacto de Civilização superou de longe o alcance da audiência. Previamente a sua transmissão, ela foi considerada como uma cara estupidez - 3 anos de produção e um custo de R$ 1,9 milhões. Entretanto, rapidamente tornou-se um símbolo de qualidade na programação e ganhou aclamação da crítica mundial.

Civilização permanece como um impressioante trabalho, embora sua ênfase em criadores individuais e a narrativa construída sobre uma visão única que nos levou à modernidade hoje pareça estranha e ingênua. Entretanto, a doutrina de Clark de que a humanidade pode ser explorada e explicada através da arte é convincente, ao mesmo tempo em que seu estilo de narração (que frequentemente parece um monólogo interior) fornece um acesso direto as suas idéias, permitindo que se dirija à audiência sem qualquer condescência.

Para baixar os episódios clique nos títulos abaixo:


1. Por um Triz (Idade Média) 
2. O Aquecimento (Século 12) 
3. Romance e Realidade
4. Homem - A Medida de Todas as Coisas (Renascença) 
5. O Herói como Artista (Figuras da Renascença) 
6. Protesto e Comunicação (Reforma) 
7. Esplendor e Disciplina (Contra-Reforma) 
8. A Luz da Experiência
9. A Busca da Felicidade (Rococó) 
10. O Sorriso da Razão (Iluminismo) 
11. O Culto da Natureza 
12. As Falácias da Esperança (Romantismo) 
13. Materialismo Heróico



Beleza, os docs. acima estão disponíveis para baixar como torrent, estão compactados, ao baixa-los já devem saber o que fazer, descompactar o arquivo que já estão com as legendas no pacote, e clicar nos respectivos arquivos para direciona-los ao programa torrent, abraço!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário