Comprar, jogar fora, comprar: A história da obsolescência planejada (2011) (Leg. Pt)
Era uma vez ..... produtos eram para durar. Então, no início da década de 1920, um grupo de empresários constataram o seguinte: "Um produto que se recusa a se desgastar é uma tragédia para o negócio" (1928).
Assim nasceu a "Obsolescência Planejada". Pouco depois, foi criado o primeiro cartel do mundo especificamente para reduzir a vida útil das lâmpadas incandescentes, um símbolo de inovação e de novas ideias brilhantes, e a primeira vítima oficial da obsolescência planejada.
Durante a década de 1950, com o nascimento da sociedade de consumo, o conceito adquiriu um significado completamente novo, como explica o designer flamboyant Brooks Stevens:
"obsolescência planejada, o desejo de possuir alguma coisa um pouco mais nova, um pouco melhor, um pouco mais cedo do que necessário ...'.
A sociedade do crescimento floresceu, todo mundo tinha tudo, as sucatas foram se acumulando, de preferência bem longe, em lixões ilegais no Terceiro Mundo, até que os consumidores começaram a se rebelar...
(Texto de Cosima Dannoritzer. IMDB: http://www.imdb.com/title/tt1825163/ )
Documentário produzido pela TVE espanhola que trata da obsolescência programada, uma estratégia que visa fazer com que a vida de um produto tenha sua durabilidade limitada para que sempre o consumidor se veja obrigado a comprar novamente.
O filme abre com um funcionário da emissora descobrindo que sua impressora EPSON havia deixado de funcionar sem motivo aparente e que o custo de consertá-la sairia mais caro do que uma nova.
A Obsolescência Programada começou primeiramente com as lâmpadas, que antes duravam décadas trabalhando ininterruptamente (como a lampada que está acesa há mais de cem anos num posto dos bombeiros dos EUA) mas, depois de uma reunião com o cartel dos fabricantes, passaram a fazê-las para durar apenas 1.000 horas.
Essa prática tem gerado montanhas de resíduos, transformando algumas cidades de países de terceiro mundo em verdadeiros depósitos, sem falar na matéria prima, energia e tempo humnano desperdiçados.
Surge agora no mundo consumidores conscientes que voltam a exigir que seus produtos durem muito. (docverdade) >>http://docverdade.blogspot.com/2011/06/o-marketing-da-loucuramarketing-of.html
Quem tiver afim de baixar o vídeo é só usar o Keep Vide ( não é programa, não requer instalação).
COMPARTILHAMENTO DE FILMES, DOCUMENTÁRIOS, LIVROS, DISCOS & FILOSOFIA
Conteúdo
Aristóteles
(12)
ARQUIVOS EM MP3
(15)
Capitalismo
(37)
CHARGES
(5)
COLEÇÃO PRIMEIROS PASSOS
(16)
COMENTÁRIOS
(9)
DAVID HUME
(3)
DELEUZE
(4)
DESCARTES
(8)
DICIONÁRIOS
(7)
DISCOGRAFIAS
(5)
DOCUMENTÁRIOS
(108)
EMIL M. CIORAN
(3)
ENTREVISTAS
(9)
Espinosa
(4)
FILMES
(109)
FILOSOFIA EM 40 FILMES
(10)
FILOSOFIA MEDIEVAL
(11)
Fotos
(1)
GALILEU
(2)
HEGEL
(6)
HISTÓRIA
(86)
HISTÓRIA DA FILOSOFIA
(19)
Homero
(1)
Humor
(6)
JOGOS
(2)
JOHN LOCKE
(3)
KANT
(17)
Karl Marx
(13)
Literatura
(29)
LIVROS DIVERSOS
(126)
LIVROS NIETSZCHE
(8)
LIVROS SANTO AGOSTINHO
(7)
Ludwig Wittgenstein
(1)
Maquiavel
(7)
MATERIAL PEDAGÓGICO
(29)
MAX WEBER
(2)
Michael Foucault
(6)
MITOLOGIA
(12)
MÚSICAS
(17)
NIETSZCHE
(11)
NORBERT ELIAS
(5)
PALESTRAS
(16)
Pedro Abelardo
(2)
PENSAMENTO FILOSÓFICO
(2)
PLATÃO
(14)
POESIA
(14)
PSICANÁLISE
(12)
Quadrinhos
(7)
REVISTAS
(7)
SÃO TOMÁS DE AQUINO
(2)
SCHOPENHAUER
(4)
Séries
(6)
THEODOR ADORNO
(3)
TOMAS HOBBES
(2)
VÍDEOS
(5)
WOODY ALLEN
(2)
you tube
(34)
Pesquisar este blog
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário